O webmaster morreu e o site virou projeto

Infelizmente na cabeça de muitos clientes permanece viva aquela figura do Webmaster. E olha que tem uns 10 anos que estes profissionais morreram!

webmaster

Sim, aquela figura jurássica da Internet. Uma espécie de “faz tudo”. Pois é, neste tempo todo de internet muita coisa mudou. Os sites se transformaram em sistemas complexos, a informação ganhou peso de ouro e o cliente ficou mais exigente. Porém, não sabemos ao certo o porquê de muitas pessoas desconhecerem o conceito de um projeto web.Na maioria das vezes chegam até nós pedindo um site, uma loja online ou um sistema, como se estivesse pedindo um pão na padaria do seu Zé.

Mas o que é um projeto web, afinal?

Um projeto web consiste em inúmeras ações na internet ou até mesmo off-line, que convergem para promoção de uma pessoa, empresa, serviço, produto ou negócio. Estas ações sempre terão a internet como plataforma de vendas.

Quanto custa um site?

Depende, para chegarmos aos custos temos de identificar o “problema”. Na verdade, temos de montar um briefing baseando-se em uma série de informações que serão previamente levantadas junto ao cliente. De posse destas informações começamos a pensar nas possíveis ações para cumprir com o objetivo do projeto.

Basicamente, todo projeto vai visar a promoção de uma pessoa, produto ou negócio. Como citamos acima.

O custo do projeto pode ser variável, de acordo com a demanda do serviço. Em um determinado período do ano pode ser que o cliente precise de mais atenção ou até mesmo de mais velocidade na entrega. Isso impacta diretamente no valor.

Outros pontos que impactam diretamente no valor é a quantidade de membros no time do projeto. Quando falamos em time de desenvolvimento, por exemplo, estamos falando de um gerente de projeto, um arquiteto de informação, um analista de testes, um designer e por vezes até um webwriter. Esta é apenas uma configuração básica de time. Ou seja, um grupo de pessoas com características complementares e especialidades diferentes capacitadas a trabalhar em cada aspecto do projeto.

Por fim, o valor final de um projeto é uma soma: Dificuldade em fazer + tempo para entrega + quantidade de membros do time + custos com a infraestrutura usada.

Desta maneira podemos ter custos pontuais ou fixos. Deixamos nosso cliente definir o teto do investimento e sempre buscamos a melhor entrega baseado no limite estabelecido por ele. O que nem sempre é possível.

Quanto tempo leva para ficar pronto o projeto web?

O mesmo vale para o tempo. Uma das grandes dificuldades que temos enquanto empresa prestadora de serviço de desenvolvimento de sistemas e sites na internet é explicar para o cliente o valor e a importância de se construir projetos muito complexos de forma incremental. O cliente vem com uma solicitação “Megalomaníaca” e simplesmente quer tempo de desenvolvimento e valor. De posse desta informação ele sai pela internet barganhando preço com outras empresas. Não que esta prática esteja errada, muito pelo contrário, é até recomendada, o negócio é que o cliente presta muita atenção ao preço mas não se atem a detalhes importantes como metodologia de desenvolvimento da empresa, formas de entrega e atendimento.

É preciso entender que o caminho recomendado para produtos complexos é o desenvolvimento incremental. Leiam sobre MVP. Entendam o valor destas práticas e aí sim voltem a solicitar um orçamento.

Fechando negócio com sobrinhos

Criar site com sobrinho
Muitas vezes o cliente interessado em um projeto web acaba fechando com um “webmaster”, “Webdesigner” ou até mesmo com um sobrinho do primo do cunhado dele. Resultado? Sites que não convertem em vendas e nem em visitas.

Canais online que não são produzidos de forma estratégica e eficiente. Definitivamente estes canais são incapazes de gerar contatos qualificados e consequentemente não geram vendas.

Sendo assim, não geram nenhum retorno de investimento.

Para quem está querendo montar um projeto na internet, leia mais sobre os seguintes assuntos:

– Desenvolvimento Ágil

– Lean Startup

– MVP

Isso lhe ajudará a alinhar a sua espectativa com seu pedido às agências e empresas de desenvolvimento de projetos web.

Assim você conseguirá boas propostas de desenvolvimento e orçamentos muito mais justos.

Faça o teste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *