Melhor hora para postar no Facebook, Twitter, Linkedin e outras mídias sociais

Melhor hora para postar nas redes sociais
Melhor hora para se postar nas redes sociais

As redes sociais são os melhores canais para levar ao público o conteúdo que você cria. Mas não é suficiente você postar conteúdo nestas redes a hora que você bem entende. Existem horas do dia estratégicas para tal.

Então a pergunta é…

Qual é a melhor hora para postar nas mídias sociais?

Infelizmente, a resposta definitiva para esta pergunta não existe. Dependendo do seu tipo de negócio certos dias e horas podem funcionar melhor do que outras. O fato é que as vezes depende da plataforma que você está utilizando, da forma como seu público alvo interage com esta plataforma, da região que você está atingindo, do conteúdo do seu post (Ex.: Conteúdo institucional, Conteúdo Engraçado), e lógico, de suas metas (Cliques/Compartilhamentos).

Dito isso, há uma infinidade de dados pela internet informando sobre as melhores horas para se postar no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e Instagram. No infográfico que estamos preparando, compilamos todos os dados de pesquisa feitos pelo pessoal da CoShedule retirados de inúmeras fontes, incluindo QuickSprout, SurePayroll, The Huffington Post, Buffer, TrackMaven, Fast Company e Kissmetrics.

Use estes dados como um guia. Eles irão lhe ajudar a encontrar as melhores horas de postagem para seu tipo de  negócio.

A melhor hora de postar nas mídias sociais

Abaixo você irá encontrar dados de pesquisa sobre as melhores horas de se postar nas cinco redes sociais mais populares do momento: Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Instagram.

E quanto ao fuso horário, fique atento à este detalhe, principalmente se o seu público é nacional. O Brasil possui extensão continental e dependendo dos estados temos diferenças de horário. Parece um detalhe bobo, mas não é!Descobrir a localização exata de seu público alvo e seu fuso devem ser parte da pesquisa feita para montagem de sua Buyer Persona.

1) Melhor hora de se postar no Facebook

As pessoas se logam no Facebook de duas maneiras, ou seja, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. Tanto no trabalho quanto em casa. Como é usada a rede, depende massivamente da audiência.

A melhor hora de se postar no Facebook é 3 horas da tarde na quarta-feira. Outra hora boa é entre meio-dia e 1 hora da tarde nos Sábados e domingos, entre 1 hora da tarde e 4 horas da tarde nas terças e sextas.

As taxas de engajamento são 18% maiores nas Terças e sextas, nos finais de semana também, entre 1 hora da tarde e 4 horas da tarde costumamos ter uma taxa maior de cliques. Nas sextas, o engajamento aumenta em 10% no Facebook. Afinal, sexta feira é dia da festa porque as pessoas costumam estar mais felizes, Neil Patel sugere postar coisas divertidas ou conteúdos de caráter emocional positivo para casar direitinho com o humor das pessoas.

2) Melhor hora de postar no Twitter

Assim como o Facebook, as pessoas usam twitter tanto nos dipositivos móveis quanto nos computadores convencionais, novamente, tanto no trabalho quanto em suas casas. A forma como é usado depende muito da audiência — mas as pessoas tendem a ler nas horas vagas.

A melhor hora para se postar no twitter se dá no fim de semana entre meio dia e 3 horas da tarde e 5 horas da tarde.

Para empresas B2B, os melhores dias para se postar é de segunda a sexta-feira, e as taxas de cliques são maiores na quarta feira. Para empresas B2C, os melhores dias são nas quartas e finais de semana, onde as taxas de cliques são mais altas. De acordo com a CoSchedule, conteúdo para empresas funcionam 16% melhor durante as horas de expediente, ao contrário disso, conteúdo para pessoas funcionam 17% melhor nos finais de semana.

3) Melhor hora de postar no Linkedin

Linkedin é usado por profissionais e eles tendem a usar durante a semana, na hora do expediente, enquanto trabalham, antes de começar suas jornadas e antes de terminarem.

A melhor hora de publicar no linkedin é no meio da semana entre 5 e 6 da tarde. Outra hora boa é nas terças de 10 a 11 da manhã e terças, quartas e quintas entre 7:30 e 8:30 da manhã. Além destes horários meio dia também é uma boa e para finalizar outra “faixa nobre” é entre 5 e 6 da tarde.

Nas terças os conteúdos tendem a serem mais clicados e compartilhados, especialmente entre 10 e 11 da manhã. Segunda feira é o dia onde a taxa de engajamento é mais baixa da semana, porque as pessoas estão saindo da ressaca do fim de semana. Sexta-feira é a mesma coisa, as pessoas estão se preparando para o fim de semana e contando as horas no relógio para meterem o pé do trabalho.

A pior hora para se postar no linkedin é durante a noite, entre 10 horas e 6 horas da manhã. Nem preciso explicar por quê né?

4) Melhor hora de postar no Pinterest

Pinterest é usado muito mais pelas mulheres e possui seus picos de audiência na parte da noite.

A melhor hora de se postar no Pinterest é a noite em qualquer dia da semana, especialmente no sábado entre 8 e 11 horas da manhã.

Outra hora boa para publicar no Pinterest é todo dia entre 2 horas e 4 horas da manhã e 2 horas e 4 horas da tarde. Por fim, sexta-feira as 3 horas da tarde também é uma “ótima pedida”.

5) Melhor hora de postar no Instagram

Instagram é mais usado nos dispositivos móveis como celulares e os usuários costumam estar conectados a todo momento. Entretanto, muitos usuários só interagem mais durante as horas de folga e intervalo quando estão no meio do expediente. “Para toda regra existem excessões!” rs 😛

A melhor hora de se postar no Instagram são nas Segunda-feiras e terças a qualquer momento exceto entre 3 e 4 horas da madruga.

Os vídeos tendem a ter uma melhor performance a noite entre 9 horas e este período vai até as 8 da manhã do dia seguinte, de acordo com a pesquisa feita pela TrackMaven. Alguns segmentos tem sucesso postando na faixa entre 2 da madrugada e 5 horas da tarde. Quarta-feira às 5 horas da tarde também é uma boa. Experimente e veja se funciona com sua audiência.

Que conteúdo você deve postar?

O conteúdo que você deve postar depende muito de sua audiencia. Para ter sucesso no engajamento com seu público, você terá de mergulhar fundo no entendimento de seu público alvo criando buyer personas detalhadas.

Dito isso, existem melhores práticas para tipos de posts em cada uma destas redes.

O post mais efetivo nas redes sociais devem ter um objetivo bem claro, levar tráfego ao seu blog, encorajar comentários, ser compartilhado ou seja lá o que for. A regra geral é se manter relevante. No Facebook e Twitter, seu post deve ser 30% promocional, linkando para seu site e 70% de informação de valor, que resolva instantaneamente algumas das principais dores de sua audiência, sendo útil para estas pessoas.

No Twitter, Facebook, Linkedin e Pinterest, a melhor postagem usa uma linguagem enxuta mas muito persuasiva. Evite frase do tipo “clique aqui” ou “Você não vai acreditar o que aconteceu depois”. No Instagram, sua captação é apenas visual. A limitação de caracteres no Instagram é 2200 caracteres, mas você vai preferir ser mais curto do que perder leitores ao longo do caminho. Use a parte textual do Instagram para contar história, se conectar com seus seguidores, promover um lançamento ou vender um produto específico em seu post. Em todas as redes sociais (especialmente Twitter e Instagram), USE HASHTAGS SER HUMANO! Com moderação hein? 🙂

Por fim , conteúdo visual irá funcionar bem melhor em qualquer rede social — especialmente no Instagram e Pinterest, onde o apelo visual é muito maior. Engaje as pessoas com fotos, gráficos, GIFS animados e vídeos.

É isso! Espero que o post seja útil para você!

Agora me fala…que dias e horários tem funcionado melhor para você? Como você está prospectando seu negócio nestas redes? Comente abaixo! Vamos avançar este papo!

Fontes: Hubspot.com , CoSchedule, QuickSprout, SurePayroll, The Huffington Post, TrackMaven, fast Company e Kissmetrics.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *