A importância da manutenção do aplicativo mobile

Você realmente sabe a importância da manutenção do aplicativo mobile?

Com que frequência você investe na manutenção? Acompanha todas as métricas?

As vantagens obtidas ao lançar um aplicativo mobile exclusivo para a sua empresa são inúmeras, e elas podem ser vistas por diversos ângulos, sendo alguns deles: monetário, fidelização de clientes, espaço para promoções personalizadas, etc.

Após o lançamento do aplicativo, é necessário que seja tomado alguns cuidados para que ele continue a trazer novos clientes para seu negócio, pois o nível de interação dos clientes, novos downloads e correção de erros são fatores essenciais para que o seu aplicativo não seja apenas uma novidade que vai se perdendo com o tempo e caindo em desuso, neste artigo mostraremos a importância dessa manutenção.

Os piores problemas causados pela falta de manutenção em seu aplicativo de celular

Erro de WebService (não conseguir login), exigir demais da rede (Aplicativo demora para carregar e/ou mostrar fotos), crash (app fechar do nada), são apenas alguns dos problemas diários que um aplicativo pode apresentar em seu funcionamento, fazendo com que a análise desses números com as ferramentas adequadas seja indispensável, a partir daí, convidaremos você a fazer um breve exercício de imaginação de como ficaria uma aplicativo em caso de “abandono” por parte de seus idealizadores, e de como algo feito para alcançar um maior número de clientes possa se tornar um erro na imagem de uma empresa. Listamos aqui os erros mais comuns e destrutivos em seu aplicativo, e que a falta de manutenção pode trazer.

1- Manter o aplicativo alinhado ao Modelo de Negócio

No momento inicial do desenvolvimento de um aplicativo é necessário definir a persona(público) com quem se deseja interagir por meio de sua nova plataforma, porém não é difícil imaginar aplicativos que foram desenvolvidos para um certo nicho a princípio, e após o lançamento teve o seu nível de aceitação elevado de maneira menos segmentada, trazendo assim, a necessidade de uma nova roupagem na linguagem e também nos benefícios ofertados por meio dele.

2- Crash constante no aplicativo

Esse segundo, ainda é muito odiado por qualquer usuário de smartphone. Nem sempre o crash é por culpa ou erro do aplicativo, diversas vezes o aparelho do usuário não suporta o formato ou até não tem memória suficiente para que rode bem, porém NENHUM DE NÓS (em caixa alta e nos incluindo), nos importamos em quem seja o culpado pela interrupção do programa, só queremos que ele funcione como e da maneira que necessitamos.

3- Usabilidade acima de tudo

Por muitas vezes, instalamos aplicativos em nossos dispositivos e ao iniciarmos, nos sentimos perdidos, essa é mais uma das necessidades de uma plataforma intuitiva. Eliminemos os tutoriais. É chato e desnecessário. Quanto mais o usuário se sente bem interagindo com seu aplicativo, mais será a chance dele não perder o interesse e desinstalar logo em seguida.
Por conta disso, é necessário que o aplicativo esteja em constante evolução, melhorando layouts, incluindo novas soluções e ferramentas. Por ser um meio de comunicação direta com o consumidor, o aplicativo traz a oportunidade de estreitamento de relação, dando a liberdade de você, ser aberto e sincero, demonstrando que está em constante evolução e demonstrando que a voz do cliente é essencial para uma plataforma cada vez mais aperfeiçoada.

A fórmula para um aplicativo mobile bem sucedido

Não, não existe a fórmula de sucesso para um aplicativo bem sucedido, porém os exemplos mostrados neste artigo, é um caminho que não deve ser ignorado para quem já tem ou quer ter um aplicativo como meio para o seu negócio.
As facilidades obtidas com uso dessas possibilidades de tecnologia são inúmeras, mas é preciso ficar sempre alerta para que elas não trabalhem contra nós, por isso, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA a manutenção e o acompanhamento de todo novo tipo de tecnologia/interação lançado na rede por sua empresa, para que assim, os objetivos possam ser alcançados, e até ultrapassadas.

Que tal bater um papo com o nosso time de especialistas sobre o seu aplicativo mobile?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *