Inbound Marketing – o que é?

Inbound marketing é o que há de mais moderno em estratégia de marketing digital. Entender o conceito por trás desta filosofia é obrigatório para você que possui um negócio presente na internet.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Henry Ford

Mas e se você não tem nem isso?

Desde a revolução industrial muita coisa evoluiu no campo do marketing tradicional. Com o surgimento da internet uma revolução na forma de se fazer marketing se iniciou.

Há 50 anos, marketing ocupava um lugar muito tímido no organograma de qualquer empresa. Ao longo dos anos, ele foi tomando cada vez mais importância até se tornar fundamental para qualquer tipo de negócio que precisa sobreviver. Ele virou o oxigênio dos negócios e com a internet assumiu um novo formato.

A internet trouxe muito poder para quem vende, assim como para quem compra é verdade, mas o fato é que com ela uma nova forma de atrair clientes se viabilizou e o INBOUND MARKETING é hoje o principal framework por trás deste meio de achar os seus melhores clientes.

Fique comigo que vou te contar tudo que você precisa saber sobre INBOUND MARKETING.

COMO O INBOUND MARKETING COMEÇOU

No ano de 2006 a empresa por trás do conceito de INBOUND MARKETING foi fundada, dando origem a esta nova filosofia de marketing na primeira década do ano 2000.A empresa por trás da consolidação desta filosofia é a HubSpot.

De modo geral, entender como funciona esta filosofia não é algo de outro mundo. Vou te ilustrar de uma forma muito real, vamos lá?

Eu quero que você pare e pense por alguns segundos tudo que te incomodou e incomoda na internet. É bem provável que na sua cabeça tenha vindo pop-ups, emails de spam, vírus, correntes, propagandas não solicitadas, textões e por aí vai.

Entender este infinito universo de incômodos e chatices é fundamental para você captar a importância de implementar a filosofia de inbound marketing em seu negócio. Afinal, as pessoas que estão na internet tem um motivo para tal e a última coisa que elas querem é ser incomodadas com propagandas. Entender o motivo que levam as pessoas a usarem a internet é o ponto de partida de nossa jornada INBOUND.

POR QUÊ AS PESSOAS ESTÃO NA INTERNET?

Todo mundo que está navegando na internet está fazendo isso por um motivo. Vou listar os 10 principais motivos que as pessoas têm para estar navegando:

  • Estão buscando entretenimento.
  • Estão buscando informação – úteis e inúteis. A utilidade está nos olhos de quem as busca.
  • Estão compartilhando arquivos importantes, redundantes, irrelevantes ou pornográficos.
  • Estão trabalhando e ganhando sua grana como afiliados, coach ou consultores dos mais diversos tipos.
  • Estão socializando, dando aquela olhada no perfil do “amigo” ou do vizinho.
  • Estão aprendendo algo como violão, inglês ou como desenhar gnomos astronautas.Agora que reforcei os motivos, vamos voltar ao INBOUND MARKETING?

COMO ERA O MARKETING ANTES DO INBOUND

Talvez o cenário que vou descrever ainda exista, mas com a devida autoridade, o Google e os próprios usuários estão fazendo este cenário mudar. Se você usa a internet a bastante tempo como eu (hehe é…estamos ficando maduros!), sabe que no início, achar conteúdo bom era um trabalho bem mais difícil do que é hoje. Corríamos o risco de infectar o nosso computador a cada navegada. Visitávamos sites horrendos, difíceis de navegar, amadores. Recebíamos spam e mais spam. Era tanta janela pipocando na tela que sofríamos de LER (Lesão por Esforço Repetido) só de clicar em fechar.

Assim se fazia marketing na internet. Com spam, gifs toscos piscando na tela, mostrando a mensagem de que você havia ganhado uma mansão de U$1.000.000 em Beverly Hills, links infinitos com “clique aqui” escrito. E só para ser chato, como eram eles eu vou repetir os malditos emails de spam.

Graças aos bem aventurados, isso começou a mudar e está indo em um excelente caminho. Este caminho está pavimentado pelo INBOUND MARKETING e você precisa acordar para ele agora.

COMO O INBOUND MUDOU O CENÁRIO DO MARKETING NA INTERNET

A filosofia inbound foca na jornada do comprador. Nesta filosofia, a venda se realiza de forma automágica. Não temos mais aquela figura de vendedor chato pra K7 que fica tentando empurrar o produto a todos custo. A ideia por trás do pensamento INBOUND faz com que as pessoas interessadas se tornem embaixadores de seu negócio, nesta ideia você não vende mais, você presta uma consultoria de fato.

Aplicando o inbound, você é encontrado e não sai correndo atrás de clientes. Você informa, catequiza o mercado, se coloca, sugere soluções centradas nos pontos principais de sofrimento do seu potencial cliente. É como se você tivesse construindo seu produto de forma personalizada para cada cliente.

Do momento que ele expressa a dor e o desejo de sair do ponto em que ele está para outro, lá está você. O google descreveu este momento como ZMOT (Zero moment of truth – momento zero da verdade) e publicou um livro de mais de 70 páginas sobre este assunto.

Baixe aqui o ebook – Momento Zero da Verdade

Para que você entenda mais o funcionamento do inbound marketing na prática vou te apresentar as principais estratégias por trás desta forma de trabalhar o marketing.

OS PILARES DA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Se você tem ou pretende montar um negócio, você vai precisar de clientes não é?

As perguntas que não calam neste momento são:

  • Qual é o perfil do seu melhor cliente?
  • Onde você vai achar este potencial cliente?
  • Como você vai abordar este potencial cliente?
  • Como você vai transformar um cliente potencial em cliente?
  • Como você vai fazer sua oferta para este potencial cliente?
  • Se o cliente em potencial não for de fácil acesso, em quem você deverá mirar para chegar até ele?
  • Como você vai qualificar uma pessoa como potencial cliente?
  • Como você vai gerenciar tudo isso?

Para cada pergunta acima o INBOUND MARKETING tem a solução. E para implementar a solução estratégica de inbound, algumas ações são fundamentais e você vai precisar implementá-las se quiser obter sucesso na internet. As ações são as seguinte:

ATRAIR TRÁFEGO

Existem inúmeras maneiras de você atrair tráfego para seu site. Porém, não se trata de atrair um volume gigantesco de pessoas e sim um número ideal de pessoas encaixadas no perfil ideal de compra. Para atrair os melhores compradores o inbound marketing utiliza as seguintes estratégias:

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é crucial para uma estratégia de Inbound Marketing. Um bom rankeamento do seu site nos mecanismos de busca irá te garantir tráfego constante, qualificado e gratuito. Como bem descrito pelo Google no ZMOT – é na busca que tudo começa. O google é a principal porta de entrada para o seu site.

EMAIL MARKETING

Muita gente acha que ele está morto, mas a verdade é que ele é um item básico para quem está na internet. Todo mundo possui caixa de email e trabalhar bem uma estratégia de email marketing pode te garantir um bom relacionamento com as pessoas.

“Se você não possui uma lista de emails você não possui um negócio.”
“O dinheiro está na lista.”

MARKETING DE CONTEÚDO

Existia uma época em que conteúdo na internet era considerado REY… ops…desculpe, era considerado REI. Hoje, conteúdo é considerado DEUS! Se você ainda não gera conteúdo para seu mercado é melhor brincar em outra vizinhança. A internet exige que você fale. Ter um site e não produzir conteúdo é o mesmo que comprar um outdoor e colocar ele dentro da garagem.

REDES SOCIAIS

As redes sociais são como os bares da internet. Lá todo mundo fala o que quer, expõe até mais do que deveriam não é mesmo? A vantagem disso? Informação. já ouviu falar que informação é poder? Então. Sabe porque o Google e Facebook são empresas bilionárias? Não? Hehehe…eles possuem os dados de todas as pessoas que lá estão e podem usar esta informação de forma bem apropriada para oferecer o que as pessoas buscam. Se você não fizer parte destas redes você estará no ostracismo. Ninguém vai te ver!

CONVERSÃO DE VISITANTES EM LEADS

Atrair visitas é apenas a primeira etapa de um negócio online. Como falei anteriormente o desafio está em atrair um volume ideal de bons visitantes. Os melhores visitantes são aqueles que possuem o perfil ideal e estão ativos na jornada de compra. Para esta conversão todas as estratégias que mencionei acima valem.

CONVERTER LEADS EM VENDAS

Uma vez que você converteu um visitante em lead ela estará em seu funil de vendas.

Veja aqui o que é e como montar um funil de vendas
Uma vez no seu funil, é hora de trabalhar o relacionamento com ele, a fim de transformar este lead em um comprador.

TRANSFORMAR CLIENTES EM CLIENTES FIDELIZADOS AUMENTANDO SUAS MARGENS

Pronto! Você conseguiu realizar sua venda e agora é hora de transformar seu novo cliente em cliente fiel. Para isso você terá de se dedicar cada vez mais a causa do seu negócio. Gerar muito conteúdo relevante para sua audiência, usar e abusar de vídeos, áudio e informação relevante. Converse com seus clientes. Os melhores irão responder. Fazer uma venda nova para um cliente antigo é muito mais fácil do que procurar clientes novos. Muito mais barato!

ANALISAR PARA MELHORIA CONTÍNUA

Seu negócio não é algo estático. Não entre no piloto automático fazendo as coisas de forma repetida e sem parametrização. Estabeleça metas bem definidas, busque-as e analize os números periodicamente para que você saiba o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Este comportamento irá permitir que você ajuste o leme do seu empreendimento e tome as ações apropriadas para cada estratégia.

CONCLUSÃO

O inbound marketing é o marketing mais moderno que existe. É um marketing centrado no comprador. É um metodolgia que apoia o comprador em toda experiência de compra dele. do começo ao fim. Nela, você não será um vendedor. Você terá de ser o melhor consultor possível para seu potencial cliente. Implemente o inbound marketing em seu negócio e encante os clientes.

Agora que você descobriu o que é o inbound marketing que tal compartilhar esta informação com mais pessoas. Assim você vai contribuir para o nosso inbound! Tô brincando! Compartilhe porque informação é bem útil para outros empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *