Funil de vendas – como montar o seu

Não importa se você está começando o seu negócio digital, começando a escrever um blog ou acabando de montar um canal no YouTube. Você certamente está na busca de aumentar seu público e conseguir cada vez mais gente buscando seus serviços.

Eu aposto que você está louco para ver sua caixa de email lotada de pedidos de compra. Estou certo?

Já imaginou ter tantos pedidos que sua preocupação agora será como dar conta de atender todos?

Para chegar a este momento é preciso se organizar e neste artigo vou te explicar de forma breve e fácil uma ferramenta que irá te ajudar muito neste processo, o funil de vendas.

Antes de falar no funil de vendas, quero te fazer uma pergunta. Você já parou para montar seus buyer personas? Você sabe o que é? Se ainda não sabe tudo bem, você vai acabar descobrindo ao longo do artigo.

FUNIL DE VENDAS NÃO EXISTE SEM CLIENTES

Em qualquer negócio existente no planeta Terra existirão consumidores. Pessoas dispostas a trocar o dinheiro delas para solucionar um determinado problema.

Se você resolveu montar o seu negócio online, significa que você está ofertando a solução de um problema especifico ou ao menos deveria.

Neste processo de ofertar, o conceito AIDA estará muito presente e servirá como um importante apoio para criar maneiras de atrair pessoas para o seu funil de vendas. Se você leu o artigo Como conseguir 3x mais cliques alterando seus títulos, viu lá que também usamos o conceito AIDA como apoio.

O QUE É AIDA?

São os 4 estágios básicos que uma pessoa passa até fazer uma compra em seu site. Escrevi sobre estes 4 itens no artigo – 4 itens chave para você conseguir clientes pela internet.

ATENÇÃO – Primeira etapa a ser focada em qualquer estratégia de captação de cliente. Você precisa chamar a atenção das pessoas com uma OFERTA IRRESISTÍVEL.
INTERESSE – Conseguiu chamar a atenção é hora de gerar interesse.
DESEJO – Conseguiu gerar interesse é hora de gerar o desejo da pessoa comprar sua solução, aceitando sua oferta.
AÇÃO – Última etapa da jornada de compra da pessoa. Aqui ela se torna sua cliente efetuando uma ação desejada.

Pronto, agora que você relembrou ou até mesmo aprendeu sobre os momentos na jornada de compra de uma pessoa. Agora, vamos focar no primeiro deles ( ATENÇÃO ), o que justifica de forma categórica a utilização do funil de vendas. Vamos ver por quê?

No momento que você consegue atrair a atenção de alguém é hora de usar esta atenção para gerar interesse nele. Lembre-se sempre do conceito AIDA! Gerando o interesse na pessoa, você estará dando o primeiro passo para construir um relacionamento sólido com ela. Na internet, você vai poder atingir muitas pessoas e poderá explorar positivamente o interesse delas em sua oferta, melhorando muito o seu marketing digital.

FALANDO EM NÚMEROS NO MARKETING DIGITAL

Quando falamos em gerar interesse na internet, estamos falando de centenas, milhares, centena de milhares de pessoas. Quando você começar a fazer este trabalho, vai entender de vez que é impossível se organizar sem um funil de vendas.

Por este motivo, estou escrevendo este artigo inicial para você. Comece a usar o funil de vendas agora, porque ele só vai trazer vantagens para seu negócio e vai evitar dor de cabeça futura.

Quer saber quais são as vantagens de usar um funil de vendas? Vem comigo!

QUAIS SÃO AS MAIORES VANTAGENS DE SE USAR UM FUNIL DE VENDAS?

As vantagens de usar um funil de vendas são inúmeras e a montagem dele para os empreendimentos digitais é uma tarefa que exige dedicação. Neste conteúdo que você está lendo, vou te passar o passo a passo para montar o seu funil de vendas.

Falarei da estrutura básica de um funil de vendas, vantagens de usar o funil de vendas e finalizarei com o guia de montagem de um funil de vendas. Ao final da leitura, você estará apto a montar o seu funil utilizando o Mailchimp para captura de emails. Vamos lá?

Usar um funil de vendas corretamente irá impactar significativamente seu negócio digital. As maiores vantagens de usar um funil de vendas são:

VOCÊ FACILITA A DEFINIÇÃO DE SUAS ESTRATÉGIAS DE VENDA

Montar uma estratégia de venda dá trabalho. Mas esse trabalho pode ser facilitado se você tiver a ajuda de outras pessoas. Melhor ainda se essa ajuda vier de seus futuros clientes. Para conseguir isso é fundamental que você consiga as informações corretas a medida que as pessoas vão avançando nas etapas do seu funil. Não importa a etapa, escute sempre, ajustando a sua estratégia de comunicação conforme vai recebendo o feedback das pessoas. Aproveite para colher informações que irão te ajudar a montar seus BUYER PERSONAS.

VOCÊ GERENCIA MELHOR SEUS CLIENTE ATIVOS

Quando você consegue converter um negócio, você ganhou um cliente no seu funil de vendas. A partir daí inicia-se uma etapa posterior à venda, conhecido como pós venda. Gerenciando bem essa etapa, você estará a um passo de montar o próximo funil de vendas, fazendo com que as vendas se tornem um ciclo repetido, gerando muito mais receita para o seu negócio.

VOCÊ GERENCIA MELHOR SEUS POTENCIAIS CLIENTES

Na internet é comum você trabalhar com um número muito grande de pessoas como já vimos anteriormente. Se você inicia uma prospecção, rapidamente tem uma grande lista de contatos. Cada pessoa nessa lista, está em um momento diferente em sua jornada de compra. Resgatar essa informação de forma ágil te dará uma grande vantagem na hora de vender. Desta forma, você gerencia muito melhor sua base de potenciais clientes (prospects e leads).

VOCÊ OTIMIZA SEU TRABALHO

Já parou pra pensar no trabalho que dá gerenciar uma lista com mais de 10.000 contatos? Como você iria escolher em quem investir o tempo? Afinal, você só tem 24 horas no dia. Otimizar o trabalho na hora de vender na internet é um item chave! Utilizando o funil, você tem uma visão clara de onde irá investir seus esforços.

VOCÊ INVESTE SEU TEMPO NOS MELHORES CLIENTES

Você já ouviu falar na regra 80/20? 80% de suas receitas virão de 20% de sua base de clientes. Mesmo com muitos clientes, apenas uma parte deles é considerada como a melhor. Focar os seus esforços atendendo esta parcela é uma estratégia poderosíssima. Invista seu tempo em quem irá gerar retorno para seu negócio. Somente um funil bem montado pode te mostrar os 20% que você deve focar.

VOCÊ LUCRA MAIS

Seguindo a regra do 80/20 e usando o funil de vendas, você lucra mais, porque trabalha de forma focada e consistente nos melhores clientes. Gastando menos tempo cuidando e categorizando pessoas, você diminui seu Custo de Aquisição de Clientes e assim lucra mais.

“Conquistar um cliente novo custa 7 vezes mais do que manter um antigo.”Philip Kotler

VOCÊ ATINGE SUAS METAS

Com um funil de vendas, visualizar os números fica muito mais fácil. Por mais matemático que você possa ser, o cérebro humano não foi preparado inicialmente para lidar com números. Somos infinitamente mais visuais. O funil, apesar de exibir números, o faz de uma forma mais fácil de entender. Entendendo bem como estes números se falam, fica muito mais fácil estabelecer metas e atingi-las.

ETAPAS DE UM FUNIL DE VENDAS

Se você clicou neste post por causa da palavra funil de vendas e ficou comigo até aqui, você já deve saber um pouquinho sobre ele, mas não custa nada eu reforçar a estrutura básica de um funil e suas etapas. Logo depois vou falar como utilizar as etapas para melhorar suas vendas.

Abaixo, uso o exemplo mais básico de funil. Trata-se de um funil de 4 etapas.

 

funil-vendas-prospect-flat

Seu primeiro trabalho no funil de vendas é transformar pessoas que você suspeita quererem comprar seu produto em prospect. Esta suspeita não é mero acaso. Você deve planejar isso previamente na definição de seus perfis de clientes ideais (BUYER PROFILES).

funil-vendas-lead

As pessoas que você irá classificar como leads terão passado pela etapa anterior (PROSPECT). Neste momento você já tem uma conexão e um relacionamento um pouco mais avançado com ela, pois ela já demonstrou um certo interesse na sua oferta.

funil-vendas-lead-qualificado

As pessoas classificadas como leads qualificados em seu funil estão quase perto de se tornarem clientes, porque já passaram por todas as etapas anteriores. E para melhorar, já receberam seu selo de APROVADOS. São pessoas que estão perfeitamente alinhadas com o o perfil de cliente ideal que você planejou.

funil-vendas-lead-cliente

Esta é a pontinha do funil. É aqui que o principal ativo de seu negócio está. A base de todos os negócios. Estou falando dos preciosos clientes. Trate-os da melhor forma possível, buscando sempre entregar muito valor para eles. Quando você conduzir as pessoas por todas as etapas do funil, elas terminarão nesta. Ou não! Em negócios mais maduros e em estratégias mais elaboradas, se inicia um novo funil, chamado de funil perpétuo de vendas. Isso é assunto para outro post.

PASSO A PASSO PARA MONTAGEM DO FUNIL

Chegou a hora de partir para a prática. Vou listar abaixo o passo a passo que você deverá seguir para montar sua página de captura e iniciar assim seu funil de vendas básico. Para isso, vocie vai seguir os passos:


Criar uma conta no Mailchimp
Criar uma lista no mailchimp
Criar uma página de captura
Divulgar o link nas redes sociais

TENHO UM DESAFIO PARA VOCÊ…

Eu quero que você consiga capturar 10 emails em 10 dias, utilizando a página de captura que você montou. Divulgar a URL aqui nos comentários poderá te ajudar neste desafio porque eu mesmo vou ser o primeiro prospect no seu recém criado funil de vendas. Topa o desafio?

PARTICIPAR DO DESAFIO

2 thoughts on “Funil de vendas – como montar o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *