Estratégia para Lançamento – Lista VIP

Você já notou o quanto as pessoas se sentem especiais quando elas são tratadas como VIPS? Quando este tratamento é real então aí que o bicho pega. Quando falamos sobre lançar um produto ou ideia, inevitavelmente estamos falando de tocar o sentimento das pessoas. Por quê? Porque as pessoas compram sua ideia baseada no que elas sentem.

Neste texto vou falar como você deve usar o conceito VIP para gerar uma base de clientes inicial para seu produto. Vamos lá?

Estratégia de Lançamento Startup - Lista VIP
Estratégia de Lançamento Startup – Lista VIP

O GRUPO VIP E O SEU CÉREBRO

Um fato importante sobre você… Seu cérebro inevitavelmente vai fazer você pertencer a um grupo! Isso está programado em sua natureza. É inevitável. Para e pense por 10 segundos e provavelmente você vai conseguir enumerar uns 3 grupos ao qual você faz parte. Deixa eu te ajudar:

– Qual seu time do coração?
– Você é homem ou mulher?
– Gosta de fórmula 1 ou de futebol?

Ah! Se você é aquela pessoa chata que fala que não pertence a grupo nenhum – você inevitavelmente faz parte do grupo que não quer fazer parte de grupo nenhum! heheh

Baseado em suas respostas, você naturalmente pertence à um grupo. Talvez isso explica a necessidade que as pessoas tem de rotular. O cérebro fica confortável quando ele olha, identifica e rotula. Já pensou quanta energia ele não poupa em simplesmente identificar o rótulo? É aqui que o conceito de VIP (Very Important People – Pessoa Muito Importante) entra como um tiro certeiro no sentimento que você deve e quer gerar nas pessoas. Ao mencionar e usar o conceito de VIP em suas estratégias de captação, uma série de gatilhos mentais são ativados, tornando sua oferta mais tentadora ainda. São eles:

COMUNIDADE – O sentimento de pertencer à algo maior que você.
SEGURANÇA – O sentimento de não estar sozinho.
EXCLUSIVIDADE – O sentimento de ser especial.
STATUS – O sentimento de estar em um nível diferente dos demais.

Jamais negligencie o poder dos gatilhos mentais. É científico! Conheça, analise, aplique e vai constatar por sua própria experiência o que estou falando aqui.

Sendo assim, o sentimento que você vai conseguir gerar nas pessoas, a fim de que elas executem a ação que você deseja é um sentimento muito bom, porque vai suprir uma série de necessidades inconscientes do cérebro. Isso é “quase” hipnose.

aplicandoestrategiastartup

COMO APLICAR O CONCEITO VIP EM SUA IDEIA DE NEGÓCIO

Aqui vai exigir um pouco de sua criatividade. Agora que você entendeu os mecanismos da mente, você vai precisar conhecer o seu público. Sabe aquele papo de público alvo? Então, agora é a hora. Um conceito que vai lhe ajudar aqui é a definição de seus buyer personas. Uma vez definido, você terá em mãos uma ferramenta que irá facilitar a montagem dos argumentos de sua oferta, pois saberá como fazer o público que você escolheu se sentir VIP. Não esqueça que se além de você falar, realmente mostrar para eles que eles são, você estará inevitavelmente no caminho do sucesso. Alinhe o que você fala às suas ações.

PASSO A PASSO PARA IMPLEMENTAR O VIP NA OFERTA DE SUA STARTUP

foot3030CRIE UMA RECOMPENSA

Pense em como você quer executar este lançamento. Quantas inscrições você deseja conseguir em seu site ou aplicativo. Qual é a sua oferta irresistível, para fazer com que João se inscreva no seu site ou baixe seu aplicativo? O que você vai ofertar neste momento quando o mesmo João terminar de fazer a inscrição dele? Vai liberar acesso gratuito por 30 dias? Vai enviar para ele conteúdo exclusivo? Assim como o Projeto Broto enviou este conteúdo para os seus membros? Pense em uma recompensa para quem vai executar a ação que você quer.

foot3030CONSTRUA UMA LANDING PAGE

Use uma das ferramentas mencionadas no final deste artigo para construir uma LANDING PAGE que terá:

  1. Uma descrição do seu produto ou negócio.
  2. Informações sobre seu programa de beta testers.
  3. Um formulário com opt-in para captura de informações.

 

foot3030DIVULGUE EM TUDO QUANTO É CANTO

Promova seu negócio ou produto em todos os lugares possíveis. Parafraseando Dan Kennedy – qualquer lugar é lugar para se conseguir clientes – sendo assim, divulgue sua ideia em todos os lugares relevantes possíveis. Escreva sobre o projeto, compartilhe nas redes sociais, compartilhe com seus amigos, fale sobre coisas ligadas ao seu projeto – faça de tudo para que as pessoas cheguem em sua página de captura.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS VIPS

GMAIL – No inicio das atividades do Google – uma pessoa só conseguia fazer uma conta Gmail se fosse convidada por outra através do email.
ORKUT – Para participar desta rede social só conseguíamos através de convite.

FERRAMENTAS INDICADAS

Mailchimp – ganhe benefícios exclusivos assinando aqui.
Unbounce
Prefinery
LaunchRock

2 thoughts on “Estratégia para Lançamento – Lista VIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *