Como conseguir 3x mais cliques alterando seus títulos

Ganhar clientes com o título que você usa
Ganhar clientes com o título que você usa

Conquiste mais cliques com os títulos que você usa

Títulos são extremamente importantes quando estamos falando de marketing de conteúdo – alguns especialistas chegam a considera-lo mais importante do que o resto da “copy” de seu site. Porquê?

Porque de cara é o que as pessoas avaliam quando tem seus olhares direcionados para tal. É a primeira e preciosa chance que você tem de captar a atenção do seu alvo.

Em média, uma pessoa demora 15 segundos para decidir se vai continuar em frente ou vai partir para uma nova pesquisa em outro lugar.

Montando um título sedutor, você vai conseguir capturar a atenção da pessoa, fazendo ela seguir em frente para ver o que você tem a dizer.

Desta forma, você terá muito mais chance de convencê-lo de que tem a solução para o problema que seu cliente quer resolver.

Se você quer começar a testar seus títulos já, escreva um que tenha uma excelente promessa específica.

Lembre-se das fases que alguém pensa para buscar a solução do problema, de modo que você possa utsar este gatilho para ofertar seu produto ou serviço. Para isso, pense sempre no modelo AIDA – proposto por Elias St. Elmo Lewis e adicione uma pitada de persuasão utilizando gatilhos mentais. 

Misturando estes dois conceitos você estará no caminho para criar títulos encantadores.

Chamando a atenção nos títulos

Como vimos acima o título é a primeira e mais preciosa parte de qualquer conteúdo escrito.

Seu foco na hora de criar títulos matadores deve ser despertar a atenção de quem está lendo. Afinal, no modelo AIDA (Atenção, Interesse, Decisão, Ação) o primeiro item é a ATENÇÃO.

Como acender a luz de atenção em quem está lendo?

Existem inúmeras táticas para conseguir isso. Vou te ajudar com algumas e para isso vou voltar aos gatilhos mentais.

Agora que já falei sobre o modelo AIDA quero que você adicione à receita os gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais consistem de atalhos que o cérebro de todo mundo busca fazendo com que a pessoa execute ações de forma inconsciente. Parece hipnose!

Quando alguém bate o olho no teu título, a pessoa busca a solução para um problema específico. Sabendo disso, você precisa tornar o título objetivo, claro e persuasivo.

Vamos usar este artigo que estou escrevendo como exemplo? 

O artigo é sobre escrever títulos que geram mais cliques.

Para isso, procurei ofertar no título algo específico e quantitativo – no caso – aumentar a conversão de cliques quando você publica algo.

Minha oferta  foi aumentar os cliques nos seus conteúdos.

Para tornar a oferta mais tentadora eu adicionei  “como conseguir” – um gatilho mental de antecipação, uma espécie de manual ,e ainda “garante” de forma inconsciente que você vai conseguir. (Aqui é minha responsabilidade te dizer que produzir bons conteúdos e realmente conseguir cliques, engajamento e audiência dá muito trabalho!)

Se você ainda não conseguiu entender vou apelar para exemplos mais esdrúxulos e porquê não, engraçados…

Imagine você, perder peso sem ter de fazer dietas ou exercícios. Imaginou? Agora, imagine como ficaria um título para ofertar esta mágica. Ficaria mais ou menos assim:

GUIA – Perca 10kg em apenas 2 meses comendo o que você ADORA.

Dissecando o título temos o seguinte:

GUIA – Uma palavra mágica que remete à uma lista simples de ser seguida e que vai levar a pessoa a um caminho específico.

10kg e 2 meses – Fui extremamente específico consolidando na mente da pessoa números palpáveis e extremamente sedutores. Você não gostaria de perder 10kg em 2 meses?

ADORA – Uma palavra associada a boas sensações. Emocional e intensificadora. Poderia colocar GOSTA mas ADORAR é mais intenso que GOSTAR. O título fica mais tentador.

Títulos Engraçados

Vamos a um exemplo engraçado e para tal, vou usar como ilustração os títulos usados em capas de livros:

O homem que odiava a segunda feira – Ora ora, 80% dos humanos não sentem uma simpatia pela segunda, certo? O título causa quando lido e é extremamente pessoal, porque está ligado ao cotidiano e certamente toca seu coração e mente. Ficou curioso para conhecer o livro? É sinal de que o título engraçado funcionou.

Até as princesas soltam pum – Você está na livraria e se depara com uma capa destas! Impossível de ignorar não é? Provavelmente você irá rir e consequentemente irá querer saber do que se trata o livro.

O que o seu cocô está dizendo a você de Josh Richman – Eu não tenho tempo para escutar merda, porém o título deste livro é disruptivo, engraçado e por que não curioso?

Acima dei 3 exemplos de títulos engraçados. Usei livros para ilustrar, mas o conceito é aplicável a qualquer coisa que use títulos. Quer ver como ficaria em um post de blog, por exemplo?

7 coisas que nunca te contaram sobre os peidos das princesas.
12 fatos sobre as pessoas que odeiam as segunda-feiras.
3 coisas que seu cocô gostaria de te falar.

São títulos no mínimo curiosos não?

Agora que você pegou o conceito, está na hora de praticar os seus melhores títulos. Separei abaixo dicas práticas para você criar títulos encantadores.

 

aplicandoestrategiastartup

Como implementar esta dica

Escreva uma lista de títulos

foot3030Passo 1 – Escreva uma lista de 25 títulos que poderiam ser usados em seu site. Tente evitar usar títulos que descrevem o que o artigo é e invista em escrever títulos que descrevem o resultado que seus clientes esperam conseguir ao ler. Seus títulos devem ter de 5-9 palavras.

Selecione os melhores títulos

foot3030Passo 2 – Escolha seus 2-3 melhores títulos e faça uma busca preliminar para determinar qual tem melhor performance. Isso pode ser feito usando ferramentas como Optimizely. Para poupar grana nos testes, crie dois Tweets mas use títulos diferentes para cada um. Analise qual teve o melhor CTR (Click Through Rate).

Use o melhor título em sua página

foot3030Passo 3 – Adicione o título vencedor a sua homepage ou artigo. Rode novos testes A/B de títulos periodicamente.

Ferramentas recomendadas:

Optimizely
Twitter
Headlines Plugin from KingStudio

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre como você pode AUMENTAR os cliques em SEUS POSTS, gerando tráfego para seu site?

One thought on “Como conseguir 3x mais cliques alterando seus títulos

  1. Pingback: Funil de vendas – como montar o seu | Agência Trevo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *