Os 4 itens chave para você conseguir captar clientes pela internet

4itenscaptarclientesinternetblog

O surgimento da internet e a popularização do acesso a grande rede distribuiu um potencial absurdo de captação de clientes a todas as pessoas e empresas. Tenho certeza absoluta que se você já não tem um site está prestes a criar um para seu negócio. Sugiro então, que antes de pensar em site, fanpage ou seja lá qual for o canal de divulgação online, pense na captação.

Para te ajudar nesta reflexão vou te falar sobre um conceito muito poderoso para captar clientes. Este conceito vai te ajudar a estruturar as ações e estratégias para conseguir atrair aquele tão desejado cliente.

Antes de falar sobre o conceito, vou te fazer uma pergunta:

porqueaspessoascompram

Por que as pessoas compram?

Aproveito para fazer mais uma:

Por que eu deveria escolher a sua empresa em detrimento da do seu concorrente?

Respondendo de forma muito simples as perguntas acima, as pessoas compram de você por inúmeros motivos. Mas um elementos sempre estará presente no processo: a solução de um “problema”.

Eu não sei qual é o seu produto ou serviço, mas certamente existe a oferta de uma solução. Explícita ou não ela existe e é aqui que vamos começar a explorar os 4 elementos chave de captação de clientes na internet.

ATENÇÃO

O primeiro elemento é a atenção. Na internet somos bombardeados de informação. Seja no Facebook, twitter ou google, a disputa por um clique começa na capacidade de atrair a atenção. Se estamos falando de venda e captação, o primeiro item que você terá de se preocupar é como você vai atrair a atenção. Existem inúmeros fatores que contribuem para que você faça isso de forma efetiva e ao longo dos artigos que publicarei aqui no blog da Agência vamos explorando mais este item em específico.

interesse

INTERESSE

Depois de despertar a ATENÇÃO do seu potencial cliente é hora de despertar o interesse dele no que você tem para oferecer. Ele só vai chegar a comprar alguma coisa de você se você conseguir passar por esta fase do interesse. Lembre-se, o seu concorrente mora a um clique de distância de você. Certamente se eu buscar serviços ou produtos como o seu na internet seu concorrente vai aparecer listado no resultado. Para gerar o interesse no seu cliente em potencial, inevitavelmente você vai lidar com os 5 sentidos. Visão, audição, tato, paladar e olfato. No caso da internet ficaremos somente com a Visão e audição. (Um dia vou revisitar este post – vão conseguir transmitir outras sensações através da internet – :p ).

Um exemplo muito forte de captação de interesse é a exploração do problema do seu potencial cliente nos títulos dos conteúdos que você irá gerar. Além do apelo textual você poderá misturar com uma boa foto, escolhida a dedo para gerar uma emoção no alvo. Aqui, um bom texto de venda e uma boa imagem ajudarão muito a despertar o interesse da pessoa no seu conteúdo.

desejo

DESEJO

Já percebeu que independente de quem seja, todos tem um desejo? Pense no seu neste exato momento! Pode ser captar mais clientes pela internet, já que está lendo um texto como este. Não importa quem, as pessoas sempre terão um desejo. Mas o que isso tem a ver com o fato de você captar clientes?

Você já pensou em quanto pode aumentar suas vendas se você conseguir despertar o desejo de compra no seu alvo? Nesta etapa, vencidas as duas anteriores, que foram atrair a atenção e gerar o interesse, você deverá fazer o alvo querer sua solução, desejar sua oferta.

Aqui os gatilhos mentais podem e devem entrar em ação. Escrevi um pouco sobre eles no artigo Como aumentar sua credibilidade na hora de vender pela internet.

Fazendo o cliente desejar sua marca é um atalho para facilitar em muito a decisão de compra dele.

 

acao

AÇÃO

Finalmente temos a etapa de Ação. Nesta etapa, o alvo terá passado pelas outras 3 anteriores: ATENÇÃO, INTERESSE e DESEJO. Se você conseguir fazer a pessoa passar por estas fazes estará na hora de conduzi-la a uma ação. A ação pode ser uma curtida em um conteúdo de sua empresa, pode ser assinar sua newsletter, pode ser deixar um depoimento. O importante aqui é você entender que se estamos falando de captação a AÇÃO estará presente.

Muitas empreendedores subutilizam seus canais digitais, principalmente seus sites. Colocam meia dúzia de fotos, um formulário de contato e acham que isso vai trazer alguma venda ou vai deixar a imagem de seus negócios mais profissionais. “Bullshit!” – se você tem um site e ele não trabalha em favor da captação para você a hora de aplicar os elementos que mencionamos aqui é agora. Não vai perder a oportunidade!

O CONCEITO AIDA

Acabei de te apresentar o modelo AIDA – criado por E St.Elmo Lewis em 1898. Uma das maiores figuras Americanas na área da propaganda. Ele foi incluído no Hall da Fama da Federação Americana de Propaganda em 1951.

p.s: No post eu utilizei  o modelo aplicando na internet, mas marketing é marketing e ponto. O modelo pode e deve ser usado tanto online quanto offline se o seu negócio permitir.

5 thoughts on “Os 4 itens chave para você conseguir captar clientes pela internet

  1. Pingback: Estratégia para Lançamento do seu produto – Lista VIP | Agência Trevo

  2. Pingback: Funil de vendas – como montar o seu | Agência Trevo

  3. Pingback: Social Marketing e os aplicativos sociais - Consiga mais clientes | Portal Digaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *